domingo, 27 de junho de 2010

Preludio Epigramatico No1 - Leo Brouwer

"Desde que el Alba quiso ser Alba, toda eres madre" é o fragmento do poema que origina este Preludio. Em português usa-se pouco a palavra alba, que significa a claridade que precede o nascer do Sol, mas ela existe. Desde que a Alba quis ser Alba, toda tu és mãe. Parece-me a tradução mais aproximada.

É uma frase que sugere uma imagem fora do tempo. Uma mistura entra a ideia do nascimento de uma nova vida com o despontar do dia. Para passar a ideia de intemporalidade Brouwer usa um Ostinato, que é uma técnica de composição em que um motivo é repetido (obstinadamente...) por um periodo de tempo. Então esta musica aparece e desaparece quase como se sempre tivesse lá estado. Quanto ao resto prefiro não vos sugestionar. Todo este parágrafo é já uma interpretação pessoal. Sintam-se a vontade para descobrir na frase e na musica outras coisas.

A dedicatória de Leo Brouwer: a mi esposa Cristina

Preludio Epigramatico No1 - Leo Brouwer from Tiago Alexandre on Vimeo.


Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Contacto: tmc.alexandre@gmail.com
Guitar by
René Barslaag
Granada 2003
http://www.renebaarslag.es/
Aviso à navegação: as gravações apresentadas não sofreram qualquer tratamento ou montagem e são registadas no mínimo de takes possível. Pretendem aproximar-se mais de um registo ao vivo do que de um trabalho de estudio.